PROBLEMAS DO MUNDO MODERNO*

O que diferencia o homem dos animais é a capacidade de pensar, de criar. Desde os tempos primordiais, técnicas são adquiridas e aperfeiçoadas e isso nos permite evoluir. A questão é até onde essa evolução é benéfica. Einstein estudou a Teoria da Relatividade, fundamental, mas foi “graças” a ela que a bomba atômica pôde ser criada. O mundo moderno tem maravilhas e tem problemas.
O homem enfrenta desafios desde o início de sua existência. Há milhares de anos, o maior adversário era a própria Natureza. Aquele que não resistisse e não soubesse lidar com as adversidades, como a seca, a fome, a chuva, era eliminado. E é assim até hoje, porém, as adversidades são outras.
Os avós costumam contar histórias aos seus netos de como a vida deles era tranqüila. Não havia tanta violência, crianças brincavam nas ruas. Hoje os pais preferem que os filhos fiquem em casa, porque só nela estão seguros. A violência existe e está ganhando cada vez mais força. Os assaltantes, além de pistolas, têm uma arma ainda mais poderosa: o medo que sente a população.
Como as pessoas saem menos de casa, por conta dessa insegurança, isso acaba acarretando em outro problema: a alienação. Como sempre, a Política do Pão-e-Circo funciona muito bem. Esconde as atrocidades que acontecem todos os dias e ainda lhe dá a sensação hipócrita de estar seguro e feliz.
A evolução trouxe vantagens. Agora tuberculose tem cura, câncer tem tratamento, Projeto Genoma promete enormes avanços na medicina. Mas, contrastando com toda essa modernidade, há países que ainda guerreiam por petróleo, há pessoas que ainda morrem de fome. Os problemas, afinal, também evoluem.
Por fim, esse “mundo moderno” tem infinitos pontos positivos e eternos pontos negativos. O maior problema não é a violência ou a desigualdade social, é o egocentrismo da humanidade. E isso é bem mais difícil de consertar. Se as pessoas fossem mais preocupadas com o próximo e com a natureza, o mundo seria um lugar melhor, e disso todo mundo sabe, mas ninguém faz nada a respeito. Agora, só resta esperar pela cura da Aids e pela destruição da Terra. Não demorará muito.


*Redação Vestibular Ufs 2008 - Nota: 10,00

Um comentário: