DIVERSIDADE CULTURAL

Cultura é a união de fatores que juntos formam algo único e que diferencia um grupo dos demais. Ela pode ser dividida de muitas formas já que, como substantivo abstrato, é bem subjetivo. O Brasil, por exemplo, tem vários tipos de cultura: a nordestina, a indígena, a gaúcha. Mas todas fazem parte da Cultura Brasileira.
Do sul ao norte do país, o que há em comum é, basicamente, a língua em cada região, ou mesmo estado, cidade, se tem diferentes costumes, tradições e até variantes lingüísticas. As vezes, nem parece que pertencem todas à mesma nação e isso faz com que uma viagem para dentro do próprio país se torne tão, ou mais, interessante do que uma viagem internacional.
Há países que preservam sua cultura de tal forma que não aceitam que outras penetrem ou se misturem. Não que isso seja ruim, mas pode acabar levando ao desprezo para com outras culturas, fortalecendo assim, o preconceito, a xenofobia. Mas também, não é correto aderir aos traços culturais alheios esquecendo-se dos seus. O brasileiro tem essa mania pessimista e geralmente acha que “a grama do vizinho é mais verde” e dá mais valor ao de fora do que ao nacional.
A cultura brasileira é riquíssima, tem variantes de todos os tipos, e isso é lindo. Só que mesmo assim, como foi citado anteriormente, o brasileiro não dá o devido valos e prefere aderir ao estrangeiro. De fato, isso amplia a diversidade cultural, mas se continuar assim, chegará ao ponto de preferirmos um Mc Donalds a uma feijoada, ou seja, de perdermos nossa originalidade e os rendermos ao igual.
O Brasil é imenso, tem quase todo os tipos de vegetações, climas, relevos e pessoas. O Brasil tem samba, futebol, acarajé e chimarrão. Um país que tem de tudo e mesmo assim, não se contenta. Sim, há corrupção, violência, desemprego, mas também tem qualidades e um pouco de otimismo e amor à pátria não faz mal a ninguém.
Enfim, já disse Caetano “cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é”, só nos resta tentar melhorar o que está ruim e dar mais valor ao que é bom e ao que é osso. No brasileiro sobra sorrisos mas falta auto-estima. Talvez, nesse aspecto, deveríamos nos esperar em outros países. A propósito, quem não gosta de Mc Donalds?

Nenhum comentário:

Postar um comentário