Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso determina quais são as medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos. O projeto regulamenta os direitos destes, definindo obrigações das entidades assistenciais e estabelece penalidades para uma série de situações de desrespeito aos idosos. Esse Estatuto tornou-se fundamental, transformou em lei o que deveria ser apenas um ato de educação: “respeitar os mais velhos”.
Leis existem para serem cumpridas, e caso não fossem, haveria punição. Mas no Brasil, nem sempre é isso que acontece, nem todas as leis são postas em prática. Chegou ao ponto de haver mais conformismo que punição; mais conformismo que respeito. As pessoas se acomodam e não reivindicam. “A lei tarda, mas não falha”, mas a falha é exatamente essa: tardar.
Mas também, há determinadas regras que vingaram e são praticadas. Filas, os idosos não precisam enfrentar filas em bancos ou supermercados, porém os jovens e adultos se aproveitam dessa “vantagem” que os mais velhos têm e, quando não querem perder tempo, pedem aos mais velhos favores como pagar contas ou fazer compras no supermercado e esses obedecem, pois sabem que a maioria dos que se recusam a “ajudar os mais novos” vai para asilos ou são simplesmente esquecidos.
Claro que nem tudo é ruim. Os idosos merecem todos os direitos que têm, afinal já serviram à sociedade, mesmo que tenham sido apenas medíocres cidadãos quando mais moços. O problema é que, para serem praticados, os direitos têm de ser duramente reivindicados; “a justiça é cega”, por isso é preciso gritar.
Como se não bastasse toda essa irregularidade, ainda há mil preconceitos em relação aos idosos. É absurdo um preconceito sobre alguém só por esse alguém ter mais idade, isso é ilógico. O maior desejo dos mortais racionais, os seres humanos, é obter a imortalidade. Mas como conseguir essa proeza sem passar pela velhice? A velhice é a última fase antes da morte. Tem de ser respeitada; os idosos têm necessidade de atenção especial tanto fisicamente, lógico, como psicologicamente. Mas na verdade, a velhice deveria ser respeitada pelo simples fato de ser vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário