PUNIÇÃO E CORRUPÇÃO

Desde que existe dinheiro no país, há corrupção, que parece crescer com o passar do tempo. Essa depravação abrange todas as classes sociais. Isso prejudica o andamento do país e de quem vive nele.
Pelo fato da corrupção existir há tanto tempo, torna-se até comum aceitável que ela exista. Pessoas roubam, logram e não se sentem melhores ou piores por terem este tipo de comportamento, já que, essas atitudes se unem à normalidade, ao cotidiano do brasileiro que visa apenas o seu próprio lucro e que apóia a idéia de que ou todos seguem as regras e leis ou ninguém precisa segui-las. Então se um governante de Estado “pode” burlar, errar, por que um guarda de trânsito ou um cidadão comum não poderia? Esse é o pensamento da maioria.
O que leva à reincidência é a falta de punição com tais crimes. As leis, de uma forma ou outra, facilitam. É como m jogo, uma lei anula a outra, por isso basta ter um bom advogado que saiba usa-las ou um dinheiro extra pra efetuar um suborno. Para a justiça, não importa se c quem comete o delito é o presidente da república ou um mendigo de rua. Não deveria importar. É necessário igualdade na justiça para que, de fato, haja justiça.
O Brasil já perdeu completamente o controle da situação, um dos motivos que leva à falta de punição. Dificilmente o país conseguirá erguer-se e considerar-se um país honesto. Não tem mais como mudar essa imagem. Não tem mais como mudar o Brasil.
O dinheiro ganhou importância demais na vida de todos. Chegou ao ponto de não fazer tanta diferença se os meios utilizados são lícitos ou ilícitos. Dinheiro é sim necessário, mas caráter e dignidade também deveriam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário