EDUCAÇÃO: ESCOLA X VIDA

É uma felicidade absurda paras os pais quando seus filhos aprendem a falar as palavras ‘pai’ e 'mãe’. O que eles aprendem depois disso parece nem ter mais tanta importância. A função do homem é aprender e partilhar conhecimento, só assim é possível evoluir. O problema é que a humanidade está cada vez mais preguiçosa e egoísta.
Sistemas de ensino revolucionários, bolsas para os melhores alunos, tudo para incentivar o estudo. Isso até funciona, mas não é só a falta de estudo que atrapalha, é o tipo de estudo, é o que se estuda. Muitas vezes os alunos se perguntam o por quê de estudar essa ou aquela matéria, já que ela não terá tanta importância em sua vida. A resposta é: estuda-se para obter boas notas e só. Conhecimento se tornou descartável.
Fórmulas dificílimas de física, dezenas de nomes de alguma ‘coisa’ em biologia; aprendizado inútil na visão de muitos. É mais culto aquele que lê mais resumos na internet e participa de comunidade pseudo-intelectuais do Orkut. Hoje, assistir ao jornal é ‘perda de tempo’ quando se tem tanta diversidade fútil e mais gostosa para se ver na televisão.
Afinal, e o conhecimento necessário, onde fica? Pessoas que sabem a data de nascimento de Drummond, não conseguem nem interpretar um parágrafo lido em alguma revista. Outros que sabem tudo sobre trigonometria, nem se arriscam a calcular um troco no supermercado.
‘Aprender com os próprios erros‘, se a escola ensinasse o fundamental, ao menos, não se precisaria errar tanto. As fundações de ensino preparam os alunos para o vestibular, não para a vida e acham que assim, estão fazendo o certo. Talvez até estejam, já que viver ficou em segundo plano, mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário