MONOGAMIA

Ser monogâmico significa ter apenas um cônjuge. Monogamia é obrigatória na maioria dos países e existe há tanto tempo quanto o conceito de sociedade e família.
Alguns locais, religiões, aceitam a união de um homem com várias mulheres por exemplo, no entanto, há os que condenam a poligamia e são capazes de levar à prisão os que a praticam.
A religião católica promove o casamento monogâmico e eterno. A maioria das leis afirma que a bigamia é traição, assim como há quem afirme que monogamia é sinônimo de monotonia.
Na verdade, é bem possível que a monogamia tenha surgido como a maioria das outras éticas, a necessidade de posse absoluta, sentir-se dono. Mais uma forma de transformar as pessoas em “objetos de proibida devolução e pagamento em parcelas até que a morte diminua os juros”.
Uma pessoa é capaz de gostar de várias ao mesmo tempo, por que não poder estar, então, com essas pessoas? Uma pessoa pode amar apenas uma, mas sentir desejo por outras. Por que ser obrigada a pertencer a uma só? Não há lógica na monogamia, ninguém, ou quase ninguém, é capaz de amar apenas uma pessoa pelo resto de sua vida, beijar apenas uma boca, dormir sempre na mesma cama. Cansa.
Ciúmes, posse, religião, ética. Vários motivos para ser fiel ao parceiro, o que não significa ser fiel a si mesmo e a seus sentimentos e vontades. Mas se é para “ir para o céu”, para ser “feliz”, que sejam monogâmicos, héteros e paguem o dízimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário